Buritizeiro Inicia Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

No último dia 8 de março, Buritizeiro deu o pontapé inicial em seu programa de residência multiprofissional em estratégia de saúde da família e comunidade, numa parceria com a Unimontes. O evento inaugural contou com a participação dos alunos residentes das áreas de enfermagem, odontologia e psicologia, além dos preceptores coordenadores da Unimontes e do município.
Esse programa de residência visa trazer inúmeros benefícios para o sistema único de saúde de Buritizeiro, fortalecendo-o por meio da qualificação multiprofissional oferecida. A cidade recebeu quatro residentes de enfermagem, quatro de odontologia e quatro de psicologia, os quais assumiram a assistência nas unidades Anderson Braga I e II, UBS Bandeirantes e UBS Alto São Francisco.
Trata-se de um programa de especialização em serviço, no qual os residentes serão acompanhados por preceptores indicados pelo município, assegurando um trabalho compartilhado e fortalecido. É relevante destacar que Buritizeiro está abrindo suas portas para residentes de várias partes do país, como Rio de Janeiro, Montes Claros, Mato Verde, São Francisco e Manaus. Essa diversidade promete enriquecer ainda mais a experiência e o aprendizado dos participantes, contribuindo para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população.
Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde são cursos pós-graduados que visam fortalecer o SUS, focando na formação prática de profissionais da saúde. Em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros e o Ministério da Saúde, o programa existe há quase 25 anos, formando mais de 500 profissionais. Financiado pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais, em colaboração com as Secretarias Municipais de Saúde, busca desenvolver habilidades de gestão, liderança e cuidado em saúde. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Buritizeiro oferece 12 vagas anualmente para as áreas de enfermagem, odontologia e psicologia, proporcionando uma valiosa experiência prática em colaboração com a Prefeitura Municipal.
Ao comentar sobre a importância desse programa, o secretário de saúde, Sinvaldo Alves, destacou: "Estamos entusiasmados com essa iniciativa que certamente elevará a qualidade da assistência de saúde em nossa cidade. A residência multiprofissional é um passo significativo para fortalecermos nosso sistema de saúde e garantirmos um atendimento ainda mais eficiente e humano para nossa comunidade."