Carregando...
ACESSIBILIDADE   -A   +A
BURITIZEIRO ZERA A LISTA DE ESPERA DAS MATRÍCULAS DO ENSINO INFANTIL

BURITIZEIRO ZERA A LISTA DE ESPERA DAS MATRÍCULAS DO ENSINO INFANTIL

Buritizeiro zera a Lista de Espera das Matrículas do Ensino Infantil

A Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem dado passos importantes para cuidar das nossas crianças desde os primeiros anos de vida. Nos últimos anos, a realidade da Educação Infantil no município mudou — e para melhor.

Antes, cada escola mantinha sua própria lista de espera, sem um controle unificado. Muitas famílias chegavam a passar a noite em frente às unidades para garantir uma vaga, especialmente para crianças de 0 a 3 anos, faixa etária em que a matrícula não é obrigatória por lei. Situações que traziam ansiedade e incerteza para pais e mães que apenas desejavam o melhor para seus filhos.

Esse cenário começou a mudar quando o município criou a Comissão que organiza e acompanha todo o processo de “Levantamento de demanda de vagas para a Educação Infantil”, por meio do formulário digital de inscrição aberto anualmente às famílias que possuem filhos de 0 a 5 anos que não estejam matriculados. Regulamentado por decreto e divulgado todos os anos, o formulário trouxe transparência e organização. Ele permite identificar com clareza quantas crianças aguardam vaga, eliminando cadastros duplicados e dando às famílias mais segurança no processo.

Graças a esse novo sistema, em 2024 Buritizeiro alcançou conquistas importantes: conseguiu zerar a fila de crianças de 3 anos e garantir matrícula para todas as de 4 e 5 anos, que são obrigatórias por lei. O maior desafio segue sendo o atendimento de 0 a 2 anos, mas a Prefeitura já vem traçando estratégias para avançar também nessa etapa.

Estratégia aplicada em 2025: mais vagas, mais acolhimento

A partir de 2025, todas as crianças de 3 anos (Maternal II) passaram a estudar em turno parcial (4 horas por dia). Essa decisão, além de preparar melhor os pequenos para a transição ao Pré-Escolar, também liberou mais vagas para crianças de 2 anos (Maternal I) e do berçário, que continuarão em tempo integral. Assim, mais famílias tiveram a chance de ver seus filhos começando a trilhar o caminho da educação desde cedo.

A ampliação da rede de Educação Infantil foi outra estratégia muito bem pensada, passando de 3 para 5 unidades. A Escola Municipal Maria Geralda da Silva passou a ofertar turmas de 4 e 5 anos, liberando espaço nas creches para crianças menores. O CEMEI Maria Luppi Righi, criado em parceria com a RIMA, já atende de 0 a 3 anos e abriu novas vagas.

As crianças de 4 e 5 anos que residem no meio rural também são atendidas pela Educação Infantil, tendo acesso à aprendizagem desde cedo. Hoje, os distritos contam com turmas do 1º e 2º período, que são assistidas parcialmente. Já em Cachoeira do Manteiga, as turmas atendidas são do Maternal II, 1º período e 2º período.

E outra boa notícia é que a atual administração está retomando uma obra que estava parada: uma nova unidade do Pró-Infância, localizada no bairro Vila Maria. Todo o processo burocrático já foi liberado e, muito em breve, o município contará com essa nova instituição de ensino.

Hoje, as listas de espera são constantemente atualizadas. Sempre que surge uma vaga, a escola entra em contato com a família, oferecendo a oportunidade de matrícula. Se a vaga não é aceita, ela é imediatamente disponibilizada para outra criança. Cada lugar conquistado representa não apenas um número, mas um novo futuro que começa a ser escrito.

Ações que, segundo o prefeito Pedro Braga, merecem o reconhecimento de todos os servidores envolvidos nessa conquista.