Prefeitura de Buritizeiro e CIMMESF Avançam na Implantação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Em mais um passo rumo à melhoria da economia local e à garantia da qualidade dos serviços prestados à população, a Prefeitura de Buritizeiro, em parceria com o CIMMESF – Consórcio Intermunicipal Multifinaritário do Médio São Francisco, realizou uma reunião crucial no último dia 07/03. O encontro, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial – Sedet, teve como pauta a "Implantação dos Serviços de Inspeção dos Produtores de Origem Animal", sediado na sala de reuniões da Vigilância em Saúde de Buritizeiro.

O Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia – S.I.M assume o compromisso de garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal disponíveis aos consumidores, por meio de rigorosas inspeções higiênico-sanitárias, tecnológicas e industriais. Adicionalmente, o SIM promoverá palestras educativas sobre a produção de alimentos, enfatizando a importância do consumo de produtos inspecionados para a saúde pública.

A Gerente de Vigilância em Saúde, Rosana Bretas, destacou a importância desse avanço: "Estamos empenhados em assegurar que nossos produtores locais ofereçam produtos de alta qualidade, em conformidade com os padrões sanitários estabelecidos. Essa parceria com o CIMMESF fortalecerá nossa economia e contribuirá significativamente para o bem-estar de nossa população."

O S.I.M exercerá a função de órgão fiscalizador, inspecionando estabelecimentos que manipulem carnes e seus derivados, leite, pescado, ovos, produtos das abelhas e outros. Além disso, realizará fiscalizações orientadoras, registrará sanitariamente os estabelecimentos e produtos de origem animal, e terá autoridade para aplicar medidas corretivas e punitivas quando necessário, em prol da segurança alimentar e da saúde pública.