Prefeitura de Buritizeiro realiza blitz educativa em alusão ao Setembro Amarelo

A Prefeitura de Buritizeiro promoveu uma blitz educativa em referência ao "Setembro Amarelo", com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância das ações de prevenção ao suicídio. A ação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no centro da cidade, na última sexta-feira, 29/09.

Durante a blitz, foram distribuídos panfletos a motoristas e pedestres, contendo informações sobre os sinais de alerta e estratégias para a prevenção do suicídio. Gisele Carneiro, Coordenadora do Caps, destacou a relevância do "Setembro Amarelo" como um movimento crucial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, ressaltando a necessidade de tratar desse tema de forma aberta.

Ela salientou que o suicídio é um tema delicado e muitas vezes considerado tabu. Durante este mês, busca-se discutir abertamente esse tema desafiador e enfatizar o papel das equipes de saúde no diagnóstico e tratamento de condições psiquiátricas, a principal abordagem para a prevenção do suicídio.

O prefeito, Pedro Braga, reconheceu o suicídio como uma triste realidade global que acarreta grandes prejuízos à sociedade. Ele enfatizou a necessidade de conscientização sobre a importância da vida e da prevenção do suicídio, um assunto que ainda é cercado por tabus. Destacou a importância de abrir diálogos sobre o tema para incentivar as pessoas que estão passando por momentos difíceis a buscar ajuda e compreender que a vida é sempre a melhor escolha.

Dados do "Setembro Amarelo" mostram que o suicídio é um grave problema de saúde pública, atualmente envolto em tabus e com aumento no número de vítimas. De acordo com estatísticas oficiais, o suicídio é responsável pela morte de 32 brasileiros por dia, um número superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde afirma que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, reforçando a necessidade de buscar ajuda e apoio de quem está ao redor.