Projeto Judô em Buritizeiro: Educação, Inclusão e Formação de Valores

Disciplina, ética e respeito ao próximo são as bases do Projeto Judô, uma parceria entre a Prefeitura de Buritizeiro e a Associação Ajudô, realizado no Sindicato dos Servidores Públicos de Buritizeiro (Sindburi) para crianças e adolescentes. O projeto, aprovado na Lei Federal de incentivo ao esporte (Ceder para Vencer II), foi patrocinado pela Minas Ligas e direcionado para o município.
Buritizeiro foi beneficiada com cem vagas na modalidade Judô, onde a contratação do profissional e materiais, como camisetas, kimonos, sandálias e medalhas, estão garantidas pelo projeto. As aulas são ministradas pelo professor Fabiano Rieke Horvatich, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em turmas separadas às terças e quintas-feiras. O projeto é direcionado para famílias em vulnerabilidade social.
O objetivo dessa iniciativa é integrar educação e inclusão social por meio da prática esportiva, proporcionando, de forma gratuita, a prática do judô com profissionais altamente qualificados para essas crianças e adolescentes.
A Associação “Ajudô” é uma entidade que atua desde 1995, ensinando crianças e adolescentes a prática do judô, uma arte marcial que visa desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, físico e mente de forma integrada.
"Os benefícios do judô são inúmeros, promovendo valores como amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar. Além disso, crianças e adolescentes inseridos no esporte são mais focados no caminho correto, e é isso que queremos", destacou o prefeito Pedro Braga, presente no lançamento do projeto.