Agentes da Prefeitura de Buritizeiro combate ao Aedes aegypti

Na última sexta-feira, 02/02, agentes comunitários de saúde e de endemias receberam treinamento na Câmara Municipal de Buritizeiro para utilizar o aplicativo inovador "Mosquito Zero", uma iniciativa da Prefeitura local no combate ao Aedes aegypti e arboviroses. O aplicativo oferece serviços de identificação de sintomas, mapeamento de locais infestados pelo mosquito e um canal de denúncias para focos do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, além de avaliar as condições de saneamento básico nas residências.
Outro canal importante é o "Chatbot", disponível no WhatsApp, proporcionando interação com a população e esclarecendo informações sobre os riscos da doença, o que é a dengue, entre outros. Essa abordagem educativa e participativa visa conscientizar os moradores sobre a importância da organização e higiene para a saúde coletiva. O número do “Chatbot” é o 71-99700-0834.
Na parte técnica, dentro do “Chatbot” o usuário conta ainda com o Pneutramp 3D, que são armadilhas estrategicamente implantadas para monitorar a infestação de mosquitos em áreas específicas. Essas armadilhas serão instaladas em algumas casas. No total, são 75 armadilhas, que serão distribuídas em algumas casas, que serão selecionadas pela Vigilância em Saúde. Através das armadilhas, os agentes receberão atualizações a cada 15 dias, permitindo ações direcionadas e eficazes no combate ao vetor. Para lidar com locais de difícil acesso, como casas fechadas e lotes murados, serão disponibilizados drones para oferecer um mapeamento detalhado dessas áreas, facilitando o monitoramento.
O aplicativo estará disponível para toda população, após o feriado de carnaval. A Prefeitura convoca os moradores a instalar o aplicativo na loja virtual do seu telefone, através do playstore, e com isso, colaborar com os órgãos competentes para construir uma cidade mais limpa e livre da dengue. É fundamental manter vigilância constante em seus imóveis, buscando ativamente por criadouros, lembrando que até mesmo uma pequena tampa de garrafa pode se tornar um local para a fêmea depositar seus ovos. Fiquemos em alerta constante e cuidemos do nosso ambiente.
O secretário de Saúde, Sinvaldo Alves, enfatizou a importância dessa nova tecnologia para áreas urbanas e rurais, destacando a participação ativa dos moradores. Ele ressaltou que as informações registradas serão validadas e encaminhadas às autoridades competentes, proporcionando um acompanhamento transparente por meio do portal "Mosquito Zero".
O aplicativo "Mosquito Zero" oferece quatro inovações tecnológicas para o enfrentamento das arboviroses e está disponível gratuitamente para Android e iOS. As informações coletadas são tratadas de forma privada pela Prefeitura, garantindo a anonimidade dos usuários. Essa ferramenta colaborativa integra as ações da Vigilância em Saúde de Buritizeiro, reforçando o compromisso municipal na busca por um ambiente mais saudável e livre dessas ameaças.